17.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Chuvas de outono e inverno deixaram Barragem de Alqueva numa situação “desafogada” diz Pres. da EDIA

A Barragem de Alqueva, responsável por garantir água para a agricultura numa área de regadio com 130 mil hectares, para o abastecimento público e industrial e para a produção de energia hidroelétrica, encontra-se numa situação “desafogada”.

José Pedro Salema, Presidente da EDIA-Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), responsável pela gestão do maior lago artificial da Europa, em declarações ao País ao Minuto, referiu que Alqueva beneficiou das chuvas de Outono e Inverno, sobretudo a que caiu em meados de outubro e janeiro deste ano, ou seja, “beneficiou de um Inverno normal”

Atualmente a Barragem está com uma capacidade de 85% , com uma cota perto dos 150 metros, o que representa uma situação confortável.

Ainda assim, e tendo em conta que o inverno ainda não terminou, o responsável espera que ainda chova mais por forma a que a Albufeira possa encaixar mais água.

A Barragem de Alqueva atingiu a sua cota máxima, 152metros em janeiro de 2010 e de acordo com os dados da EDIA, à data de 21 de fevereiro, faltavam cerca de dois metros para se voltar a registar esse feito.

Populares