19.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

14 golfinhos mortos nas praias de Grândola nas ultimas semanas! ICNF diz “ser normal”

No espaço de poucas semanas 14 golfinhos apareceram mortos nas praias de Grândola.

A situação está a atrair a curiosidade de quem circula por aquela zona, e a deixar preocupadas as populações de Tróia e Melides.

No entanto, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas(ICNF) , adiantou ao Jornal Público tratar-se de uma situação normal. O ICNF explica que este é um fenómeno que ocorre com regularidade na Costa Portuguesa.

Habituados a “viver” com os Golfinhos como vizinhos, a comunidade local está preocupada sobretudo devido à causa da morte destes animais descartando a hipótese de um pico de mortalidade .

As praias nesta zona são a perder de vista e pela sua dimensão, entende o ICNF, nem sempre ser possível avistar de imediato os animais nestas circunstâncias, o que justifica que os arrojamentos sejam detectados todos num curto período de tempo e até no mesmo dia.

As organizações não governamentais, responsáveis por campanhas de limpeza da orla costeira, encontraram, entre Sines e Tróia cerca de seis golfinhos mortos, conforme confirmou à mesma fonte da Brigada do Mar.

Os 14 golfinhos encontrado mortos, pertencem à espécie golfinho-comum .

Atualmente esta comunidade de Golfinhos, no estuário do Sado, é composta por 30 animais. Recorde-se que tal como a rádio campanário noticiou, seis nasceram no final de 2023. Há quatro anos que não se registava nascimentos.

As novas crias já foram batizadas, a escolha do nome ficou a cargo de alunos de várias escolas, entre elas Grândola e Alcácer do Sal.

Pode ler também Nasceram seis golfinhos no Estuário do Sado! Alunos de Grândola e Alcácer do Sal vão escolher nomes

Populares