19.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Para evitar possíveis cheias, Câmara de Évora reforça limpeza nos pontos mais críticos da cidade(c/fotos)

Sempre que chove , de forma intensa e persistente, existem algumas zonas da cidade d eÉvora que habitualmente ficam inundadas.

Tendo em conta as cheias verificadas já no início deste ano e, tendo em conta as previsões meteorológicas previstas para os ptóximos dias, a Câmara Municipal de Évora procedeu a um reforço da limpeza das linhas de águas em algumas das zonas mais críticas da cidade.

De acordo com a Autarquia, a ação do Município , que contempla a limpeza e desobstrução de sargetas e sumidouros, e também as limpezas das linhas de água, desenvolveu-se com recursos do Município e com recurso a serviços externos.

Neste sentido, foi concluída a limpeza da Ribeira de Guadalupe, junto à ponte na Rua do Cromeleque, o ribeiro nas traseiras do Viveiro Municipal, e também o ribeiro do Bairro de Almeirim/Vilas do Alcaide, junto à Rua da Azinheira. Os serviços estão ainda a trabalhar na Ribeira da Torregela.

A Autarquia Eborense tem ainda em fase de adjudicação para contratação externa, os serviços para a Ribeira dos Canaviais na Rua 4 de Outubro, Ribeira das Bicas em S. Miguel de Machede, Ribeira de S. Manços, e linha de água junto à ponte na Rua Armando Antunes da Silva, ao Moinho do Cu Torto.

No que diz respeito à limpeza do ribeiro nas traseiras da AMINATA, está a mesma concluída.

O Município esclarece ainda que tem vindo a intervir também em pontos críticos onde foram identificados problemas de drenagem normalmente relacionadas com sobrecarga de sistemas de esgotos em ocorrências cada vez mais frequentes de casos de precipitação extrema.

Procedeu-se à instalação de uma nova rede de coletores pluviais de grande capacidade na Rua da Cooperativa, Sr.ª da Glória, direcionados para uma bacia de retenção de água construída nos terrenos adjacentes da Fundação Salesianos de Évora, sistema de emergência de descarga de águas pluviais no Bairro da Torregela, mas também outras intervenções na zona do Bairro dos Três Bicos, Av. da Liberdade e Bairro António Sérgio.

Fotos: Município de Évora

Populares