26.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Pés na Terra, Olhos no Céu”: Alandroal vai criar Rede de Miradouros Naturais e Patrimoniais!

O município de Alandroal é conhecido pela sua enorme riqueza natural e patrimonial e a autarquia tem definido como uma das suas grandes prioridades a reabilitação, valorização e abertura à fruição desse mesmo património.

“Pés na Terra, Olhos no Céu” é a designação adotada, emanada da estratégia global de promoção do concelho, para o investimento na criação de uma rede de miradouros naturais e patrimoniais, numa altura que aumenta a sensibilidade em relação ao valor da paisagem como elemento diferenciador do território e, bem assim, a procura pela fruição da mesma com maior proximidade e imersão.

Os castelos do concelho, pela sua localização privilegiada, constituem desde logo pontos obrigatórios deste roteiro, sendo necessário criar as condições ideias para a visitação. As fortificações de Alandroal, Terena e Juromenha, assim como o santuário fortificado de Nossa Senhora da Boa Nova serão pontos em destaque.

Os santuários e castros antigos, onde se evocaram deuses e se refugiaram populações e outras elevações naturais completarão uma rede que pode mostrar ao visitante muito mais do que imagina.

Da Serra D´Ossa ao Alqueva ou a castelos de concelhos vizinhos e distantes, numa evocação da rede de comunicação visual que outrora existiu entre eles. De Alandroal a Santiago Maior, de Hortinhas ao Rosário a à Mina do Bugalho, a rede irá abranger todo o concelho e constituir mais um convite para visitar e descobrir outros pontos de interesse.

Este plano não implica a construção nos locais escolhidos de qualquer tipo de estrutura adicional para observação ou fruição. O município pretende aumentar a visitação sem contaminar a paisagem. Em alguns pontos do património construído, as obras em curso ou já concluídas serão suficientes para a integração no roteiro (Juromenha e Santuário da Boa Nova), noutros será necessário realizar obras de melhoria da segurança e das acessibilidades.

O ponto de partida, em termos de investimento, será dado com o projeto de Acesso à Torre de Menagem do Castelo do Alandroal, um dos grandes miradouros construídos do concelho, hoje vedado a visitas regulares, que corresponde a uma das fases previstas de intervenção neste imóvel, no momento em que está em curso, no seu interior, a obra do Centro Histórico e Interpretativo e o município se encontra ainda a desenvolver um projeto de iluminação cénica de todo o imóvel.

Populares