18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre entre os distritos com menos nascimentos nos dois primeiros meses de 2021

Foto: Superinteressante

Todos os distritos do país registaram nos dois primeiros meses deste ano menos nascimentos face a igual período do ano passado, revelam dados baseados no Teste do Pezinho hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)

Segundo avança a Lusa, em janeiro foram estudados no âmbito do âmbito Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), 5.646 bebés, menos 2.397 comparativamente ao mês homólogo de 2020, e em fevereiro 5.602, menos 297 do que no ano passado.

De acordo com os dados do INSA, coordenador do PNRN, através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, todos os distritos do país observaram uma quebra no número de nascimentos, tendo Portalegre e Bragança registado o menor número.

O distrito de Lisboa foi o que rastreou mais recém-nascidos em janeiro e fevereiro deste ano. Em contrapartida, no mesmo período, Bragança registou apenas 71 recém-nascidos rastreados, menos 40 que no período homologo, e Portalegre, com 81, menos 15 do que nos dois primeiros meses de 2020.

Comparando com 2015, ano em que foram rastreados 85.056 bebés, o número mais baixo dos últimos cinco anos verificou-se em 2020 uma quebra de 0,48%, o que representa menos 400 nascimentos.

O Programa Nacional de Rastreio Neonatal, arrancou em 1979 com o objetivo de diagnosticar crianças que sofrem de doenças genéticas que podem beneficiar de tratamento precoce, evitando a ocorrência de atraso mental, doença grave irreversível e até mesmo a morte.

O “teste do pezinho” deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia do bebé e consiste na recolha de gotículas de sangue através de uma picada no pé do bebé.

 

(Fonte: Lusa)

Populares