21.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Pousada do Alqueva já tem promotor, revelou o Presidente da EDIA (c/som)

A apresentação de propostas para a conceção da Pousada do Alqueva que, encerrou no passado dia 31 de Agosto, teve apenas um candidato, cuja proposta está neste momento a ser analisada, revelou à Rádio Campanário o Engo. Pedro Salema, Presidente da EDIA.

Situada nas margens da barragem na Herdade do Bravo, “ (…) a Pousada do Alqueva, está por utilizar e por dinamizar, há muitos anos”. Anos, durante os quais, nenhum operador mostrou a firme intenção de explorar aquele espaço. De acordo com o presidente da empresa, “ (…) foi a EDIA que tomou a iniciativa de promover aquele espaço, e encontrar promotores que o quisessem explorar”.

De acordo com as palavras do Engo. Pedro Salema, relativamente ao custo total desta exploração, o caderno de encargos aponta para um valor de 1,2 milhões de euros do somatório das rendas, o que representa cerca de 5 mil euros por mês. Contudo, “ (…) o mais importante para a EDIA não é propriamente a receita que espera alcançar, mas sim dinamizar um espaço que não tem outra utilização, e entregar a um promotor que dê garantias de vir a desenvolver ali um projeto sustentável”, afirmou.

Está prevista uma durabilidade de 20 anos para esta conceção, no entanto, ao que a Rádio conseguiu apurar, este é um prazo ainda em negociação, de forma a garantir ao promotor que os seus investimentos “(…) não se vão evaporar daqui a 20 anos”. O que a EDIA pretende é que este contrato seja “sustentável e que também dê garantias ao promotor”, revelou o Presidente da EDIA a esta estação emissora.

Relativamente ao espaço concessionado, estamos a falar de cerca de 45 hectares, 2 edifícios de 40 quartos cada, mais um edifício de apoio com 12 quartos, gabinetes, e ainda uma grande área de restauração. O Engo. Pedro Salema disse, ainda, à Rádio Campanário que são “ (…) áreas muito significativas, alguns milhares de metros quadrados de área construída (…) e que pode nascer daqui um projeto com uma dimensão muito respeitável”.

O Presidente da EDIA conta ter boas notícias em breve, na medida em que este novo projeto, a nascer no Alqueva, “ (…) pode ser uma âncora no turismo do Alentejo”.

 

 

Populares