12.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Preservar e valorizar o nosso património” é objetivo da 1ª Feira de Doçaria Conventual em Vila Viçosa.

A histórica Vila Viçosa recebeu a primeira Feira de Doçaria Conventual, um evento que promete valorizar tanto a cultura gastronómica calipolense como o seu rico património. A cerimónia, realizada no majestoso Claustro do Convento dos Agostinhos, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Dr. Inácio Esperança acompanhado do restante executivo,Engenheira Ana Soeiro representante de Portugal no Comité Europeu,o Presidente da CCDR Alentejo Dr. Aníbal Reis Costa, Presidente do Turismo Alentejo e Ribatejo Dr. José Manuel dos Santos, a deputada  Drª. Sónia Ramos, Dr. José Ramalho, diretor da Segurança Social do distrito de Évora, autarcas, e outras entidades.

A Rádio Campanário marcou presença no evento, onde o Presidente da Câmara Municipal  anfitrião do evento falou ao Jornalistas.

O autarca salientou, (…) A Feira não se limita apenas a uma celebração dos tradicionais doces conventuais. Segundo Inácio Esperança, o objetivo é também destacar o património imaterial de Vila Viçosa. O concelho é lar de receitas centenárias, algumas das quais originárias dos três conventos de Vila Viçosa: Convento das Chagas, Convento de Santa Cruz e Convento da Esperança.

Durante a inauguração, a presidente acrescentou “que as ricas histórias destes doces remontam a 400 a 500 anos. A Feira de Doçaria Conventual de Vila Viçosa “não pode  ser visto  apenas como um evento, mas como uma oportunidade de ensinar e preservar as receitas tradicionais para as futuras gerações”. A iniciativa inclui workshops e outras atividades educativas, visando atrair jovens e crianças para o mundo da doçaria conventual.

Populares