Unidades de Investigação nacionais captam mais 34 M Euros de financiamento europeu:
Taxa de sucesso de 32%, é superior à média da União Europeia que se fixou nos 18%. Saúde e engenharia representam 77% dos novos projetos aprovados no programa Widening do Horizonte 2020
Os investigadores nacionais captaram 34 M€ com 22 projetos aprovados nos concursos Twinning e ERA Chairs no âmbito do programa Spreading Excellence and Widening Participation (Widening) incluído no Programa-Quadro de apoio à investigação e à inovação da União Europeia, o Horizonte 2020. As entidades nacionais obtiveram assim uma taxa de sucesso de 32%, superior à média da União Europeia que se fixou nos 18%.
Uma parte significativa dos projetos aprovados são da área da saúde, nomeadamente na investigação em novas terapias antivíricas e imunologia, doenças do cérebro e neurológicas e na saúde do envelhecimento. Os projetos aprovados na área da engenharia centram-se na segurança alimentar, biotecnologia alimentar, sistemas sustentáveis de energia, materiais sustentáveis e digital. Existem ainda projetos financiados nas áreas da biotecnologia marinha, ambiente e inovação social.
Este financiamento será direcionado para integrar as entidades nacionais em redes de colaboração internacionais de referência, com vista a desenvolver campos de investigação específicos, e para atrair e reter recursos humanos altamente qualificados.
O Norte foi a região do país a obter mais financiamento, 13.5 M€, e Lisboa e Vale do Tejo foi a região que conseguiu mais projetos aprovados (9). No Alentejo, o projeto “Waste to Hydrogen”, do Instituto Politécnico de Portalegre, recebeu um financiamento de quase 900 mil euros.