21.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

PRR financia intervenções em monumentos! Igreja das Mercês em Évora vai ser requalificada

Foi esta quinta-feira assinado o contrato de Financiamento PRR no valor de 14,4 milhões de euros.
Esta verba, de acordo com a informação do Ministério da Cultura, vai ser canalizada para um reforço das verbas já atribuídas a sete intervenções no Património e para a requalificação de mais três monumentos.

Os três monumentos são a Igreja das Mercês em Évora, a Igreja de Almedina em Coimbra e o Palácio de São Lourenço no Funchal.

Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário já tinha noticiado, em novembro de 2023, o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” assinaram um aditamento ao contrato de Financiamento para a execução do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Cultura que prevê um reforço de 65.730.517,94 euros.

Deste reforço de financiamento, cerca de 40 milhões de euros serão alocados para a realização de 30 novas intervenções, garantindo a sua salvaguarda e valorização e promovendo uma maior coesão territorial do investimento, assim como, o reforço financeiro necessário para a conclusão das intervenções já previstas.

A requalificação da Igreja das Mercês em Évora é um dos imóveis abrangidos, com a previsão de investimento de 900 mil euros. Na Região Alentejo, estão abrangidos os seguintes imóveis:

Ainda no Alentejo, estão contempladas as seguintes intervenções:

Muralhas de Alcácer do Sal – 1,6 milhões de euros

Villa Romana de Torre de Palma, Monforte – 300 mil euros

Convento da Saudação – Montemor-o-Novo – 5,9 milhões de euros

Igreja de Nossa Senhora das Salvas – Sines – 450 mil euros

Foto: Ministério da Cultura

Pode ler também PRR Cultura reforçado com cerca de 66M€, mais de nove milhões de euros vêm para o Alentejo

Populares