6.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Conheça o Alentejo Entrepreneurship Safari que a RC acompanhou esta quarta-feira

A iniciativa Alentejo Entrepreneurship Safari visitou esta quarta-feira (17 de julho), vários locais da região, como incubadoras de empresas e núcleos empresariais, passando por Évora, Montemor-o-Novo e Sines.

A RC acompanhou o périplo e falou com Alexandra Correia, coordenadora da área de Apoia às Empresas da ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo) que faz um balanço “extremamente positivo” do dia, afirmando que permitiu “mostrar um bocadinho da dinâmica que existe na região em termos de apoios ao empreendedorismo”.

A iniciativa da ADRAL, “entidade que acolhe o centro Europe Direct Alentejo Central e do Litoral”, visava demonstrar “como é que a realidade de uma cultura mais empreendedora na região, tem vindo a ser transformada graças a um conjunto de apoios dos fundos da União Europeia”.

“Quisemos mostrar como os fundos europeus são aplicados e como ajudam a transformar a realidade regional”
Alexandra Correia

Este apoio “tem vindo a ser utilizado na região no sentido de desenvolver a cultura empreendedora”, sendo “aplicados na construção de infraestruturas e no desenvolvimento de projetos” assim como no “apoio ao arranque de novas empresas”.

Nas visitas levadas a cabo ao longo da tarde, a “um conjunto de incubadoras de base tecnológica que constituem uma rede dentro das duas sub-regiões do Alentejo Central e Litoral”, foi possível perceber “a dinâmica que existe e o fervilhar de atividades em cada um destes espaços”, que têm “taxas de ocupação a 100% e listas de espera”.

“É um investimento que está a dar resultado”, havendo “uma mudança na cultura empreendedora da região”, sendo desta forma “importante continuarmos a investir neste tipo de empreendimento”.

Hélder Guerreiro, vogal do Alentejo 2020, afirma a esta estação emissora que a análise de um conjunto de investimentos, que se encontra em fase final, permite concluir que “as incubadoras e os centros de inovação e transformação de tecnologia que existem, quiseram investir para serem mais competitivos no futuro”.

“Estamos a falar de 30 milhões de euros em novos centros no Alentejo” no aviso analisado.

Demonstra ainda que “existe ainda espaço e iniciativa para novas ofertas, seja na área das incubadoras, seja na área dos centros de valorização e transferência de tecnologia”.

Ao longo de 2018, avança, “aprovámos cerca de 50 milhões de euros em espaços de fixação de empresas”, um reflexo da vontade dos empresários em investir, e dos municípios em “melhorar as infraestruturas que têm”. No mesmo ano, no âmbito “do empreendedorismo e inovação”, houve “um apoio de 60 milhões de euros para as empresas do Alentejo, que significam pelo menos 150 milhões de euros de investimento por parte das empresas”.

“Ao longo do quadro comunitário o investimento não abrandou e tem sido crescente”
Hélder Guerreiro

Questionado sobre a falta de mão-de-obra qualificada e da necessidade de projetos que colmatem essa falha na região, aponta que lançaram “recentemente um projeto para os doutoramentos”, que esperam que “possa ser uma boa alavanca para termos mais pessoas qualificadas”. “A revitalização demográfica é um dos desafios mais fortes do Alentejo”, defende.

O dirigente aponta que para além de pessoas, “precisamos de ferramentas que nos ajudem a ser mais competitivos, e que as nossas empresas gerem emprego mais competitivo”.

Hélder Guerreiro aponta que o Alentejo 2020 tem atualmente “‘na rua’ 3 avisos”, sendo para o recrutamento de recursos humanos qualificados para as empresas, para os centros de inovação e transferência de tecnologia, e outro para os laboratórios colaborativos.

“Temos muita oferta para que as nossas empresas sejam mais competitivas, atraindo melhores recursos humanos e investimento”, defende.

A RC acompanhou a iniciativa que teve início em Évora, onde visitou:

Anje – Associação Nacional de Jovens Empresários de Évora – https://www.radiocampanario.com/ultimas/reportagens/a-radio-campanario-esta-a-acompanhar-o-alentejo-entrepreneurship-safari-na-incubadora-anje-em-evora-veja-a6546532

NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora – https://www.radiocampanario.com/ultimas/reportagens/123-evora-havia-grandes-duvidas-sobre-a-criacao-da-incubadora-do-nere-mas-o-tempo-vem-demonstrar-que-havia-esta-necessidade-na-regiao-diz-diretora-executiva-c-som-e-fotos

Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia – https://www.radiocampanario.com/ultimas/reportagens/parque-do-alentejo-de-ciencia-e-tecnologia-lotado-mas-em-expansao-para-mais-70-empresas-e-400-postos-de-trabalho-diz-diretor-c-som-e-fotos

Em Montemor-o-Novo visitou o CAME Centro de Acolhimento às Micro e PME – https://www.radiocampanario.com/ultimas/reportagens/o-came-de-montemor-o-novo-esta-constantemente-a-receber-novos-projetos-para-o-concelho-a-rc-deixa-lhe-a-fotorreportagem-da-visita-c-som

O dia terminou em Sines onde decorreu uma visita ao Sines Tecnopolo – https://www.radiocampanario.com/ultimas/reportagens/fundos-do-alentejo-2020-sao-importantissimos-para-que-as-empresas-possam-vingar-em-sines-e-na-regiao-diz-gestor-do-tecnopolo-c-som-e-fotos

Populares