15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sustentabilidade do destino em debate no II Congresso de Turismo do Alentejo

CM Beja

“Alentejo Destino Sustentável? O Amanhã é Agora” é o tema central do II Congresso de Turismo do Alentejo que, organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) e pela Agência Regional de Promoção Turística (ARPTA), conta com experientes oradores para debaterem, entre 31 de maio e 1 de junho, no Teatro Municipal Pax Juia, em Beja, as principais metas a traçar para o futuro do destino.

Após a sessão de abertura – a cargo do presidente da ERT e da ARPTA, Vítor Fernandez da Silva; do presidente da autarquia anfitriã, Paulo Arsénio; e de um representante do Turismo de Portugal -, os trabalhos começam com o painel “Encruzilhadas na Economia do Alentejo”, proferido pelo economista Augusto Mateus.

O debate prossegue com os temas “Sustentabilidade económica: o direito aos sucesso das empresas e das comunidades”; “Natureza – Mudar a paisagem é mudar o destino”; “Sustentabilidade ambiental: Agricultura, Paisagem e Turismo”; “Cultura e Identidade – O que é ser alentejano?” e “Sustentabilidade cultural: Promover e preservar combinam?”. O primeiro dia do Congresso termina com a apresentação de exemplos de boas práticas por várias empresas.

Já o segundo dia inicia com os responsáveis das Comunidades Intermunicipais a debaterem as suas ideias sobre “O que faz falta ao Turismo no Alentejo?”. Segue-se uma intervenção, pelo consultor e presidente adjunto da ARPTA, António Costa da Silva, sobre o PROT e, por fim, a apresentação das conclusões dos trabalhos.

A sessão de encerramento do Congresso será feita pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Populares