17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Terena: Alentejo é identificado a região ideal para a produção de pistácio (c/som e fotos)

A Associação de Beneficiários de Lucefecit recebeu, na passada terça-feira, 16 de fevereiro, uma sessão pública, em Terena, sobre o pistacio que contou com a participação de uma dezena de empreendedores do setor agrícola

O pistacio é uma árvore de reduzidas dimensões que pode alcançar os 10 metros de altura que se estima que atinge o ano cruzeiro após sete anos.O fruto pode ser consumido em verde ou seco produzido em sequeiro ou regadio num solo franco-areniso, profundo e bem drenado como o da região Alentejana ou do Nordeste Transmontana, como uma àrea mínima de 10 hectares que albergara cerca de 238 plantas.

A Rádio Campanário acompanhou o evento e esteve à conversa com o representante da Associação de Beneficiários de Lucefecit, Inácio Penetra, que nos falou sobre as potencialidades de implementação deste fruto seco no Alentejo, afirmando que “  é uma cultura alternativa que já tem nichos de mercado podendo assim ser uma mais valia”.

Inácio Penetra refere que “ nós vamos tentar estabelecer parcerias para que possam dar mostras das potencialidades deste fruto no Alentejo.” Salienta ainda que “ há cerca de 15 anos fizemos um estudo à região para perceber se seria adequada para o pleno crescimento desta planta e verificamos que o pistacio pode ser desenvolvido nesta região em sequeiro”.

Para a empreendedora , Sílvia Guerra” todos os investimentos têm um certo risco, mas há que saber arriscar”. Expressa ainda que “ este género de produção está a ser divulgado em vários pontos do país , portanto, considero que seja uma produção que irá vingar no futuro”.

Populares