15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Terrugem: Vírus leva grande número de pessoas ao hospital. Delegado de Saúde diz que duas pessoas ficaram internadas para estudo (c/som)

Nos últimos dias, um grande número de habitantes da aldeia da Terrugem, tiveram que se descolar aos centros de saúde e às urgências do Hospital de Santa Luzia de Elvas, devido a vómitos e diarreias persistentes.

Uma situação que levou ao internamento de duas pessoas e à análise da água da rede de abastecimento público e das piscinas locais.

Em declarações à Rádio Campanário, o Delegado de Saúde do Hospital de Elvas, José Batista Martins, confirmou que “houve alguns casos que começaram no domingo, de vómitos, tipo gastroenterite e diarreia, em pessoas da Terrugem”.

Acrescenta que no domingo, “foram bastantes casos, ontem (segunda-feira) houve alguns e hoje há dois ou três. A gravidade dos casos tem estado a diminuir”.

Instado sobre o motivo que poderá ter originado este mau estar, diz que foi equacionada “uma fonte de contágio comum a todos, águas, algum alimento que estivesse a ser consumido por essas pessoas, mas não encontramos, portanto não há nenhuma ligação, as águas estão bem, as piscinas e de abastecimento, pensamos que terá a ver com as temperaturas elevadas, alguns alimentos começam a deteriorar, mesmo nas casas das pessoas e há sempre vírus que nesta altura do ano, aparecem mais, mas são diarreias benignas sem gravidade e que estão a diminuir e sob controlo”.

O Delegado de Saúde do Hospital de Elvas salienta que “são situações que estão a ser vigiadas, aguardando-se o resultado “das análises que foram feitas às pessoas que foram ao hospital, e que vai demorar algum tempo”.

José Batista Martins sublinha que “as pessoas não devem alarmar-se, são casos benignos, os casos de internamento são mais para estudo e para hidratar uma senhora que já tem alguns anos e para estudo da situação”, mas alerta que as pessoas devem essencialmente “hidratar-se, beber líquidos e não tomar grandes medidas. Nesta altura do ano há vírus que são muito frequentes e provocam este tipo de sintomas”.

Questionado diz que ficaram internadas duas pessoas, não considerando, no entanto, que sejam situações de gravidade.

Populares