A Associação Cívica Cidade de Badajoz propõe a construção de uma ligação sobre carris entre as cidades fronteiriças de Elvas e Badajoz, indica o Público.
A ausência de transportes públicos entre as duas cidades justificou a apresentação da proposta, um projeto a ser financiado através de fundos comunitários.
Apesar de apenas 20 quilómetros que sepram as duas cidades e da circulação de inúmeras pessoas entre ambas, não há transporte público que ligue as zonas urbanas, o que tem vindo a ser denunciado pela associação.
Numa reunião realizada no passado dia 8 de abril, com o alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, e o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, a associação cívica entregou um conjunto de propostas que considera necessária à cidade fronteiriça.
A associação sublinha, em comunicado, “mais uma vez”, às autoridades regionais, a necessidade de instalar um transporte público transfronteiriço recorrendo a um tram-train (veículo que tanto circula nos carris ferroviários convencionais como em meio urbano), tal como existe “em múltiplas cidades europeias e até em Espanha, como é caso da cidade de Alicante.”
A organização não-governamental justifica ainda que são “muitos os cidadãos” que se deslocam entre Elvas e Badajoz por diversos motivos, tais como comerciais, de saúde, de trabalho ou de lazer, prejudicados pela inexistência de transportes públicos.
A proposta sugere a instalação de um tram-train ”elétrico-comboio”, que seria um meio de transporte “útil e prático”. Além de ligar as duas cidades, “serviria de elemento integrador, espinha dorsal e de desenvolvimento dos diferentes bairros e do centro de Badajoz”, explica a associação cívica.
No percurso por Badajoz, o veículo percorreria as avenidas largas da cidade, onde a sua instalação não seria uma grande dificuldade. É dado como exemplo a avenida de Elvas, que passaria a estar contemplada com duas faixas ladeadas de arbustos para manter a sua característica atual de espaço verde.
Assim, é proposto um percurso a partir de San Roque, passando pelo centro da cidade, Valdepasillas, Hospital Regional, Campus Universitário e El Faro. Adicionalmente, a instalação desta infraestrutura permitiria não só oferecer um serviço de curta distância, mas também um serviço suburbano que poderia ligar as duas cidades ao aeroporto de Badajoz, e ainda às cidades de Montijo, Mérida, Cáceres, Don Benito-Villanueva de la Serena ou Almendralejo, entre outros locais da província de Badajoz.
O financiamento deste projeto poderia ser obtido através de fundos europeus, conclui a Associação Cívica Cidade de Badajoz.
Crédito de imagem: O Público