15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Troço ferroviário definitivo entre Évora /Caia é a opção mais contestada por Câmara de Évora e moradores

A nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, da Linha de Évora, troço Évora Norte–Freixo foi conhecida através de Diário da República 2.ª série, N.º11, 16 de janeiro de 2019.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins assinou o despacho onde fica claro, que o traçado definitivo é o que representa a hipótese dois.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), apresenta como opção este traçado que representa uma distância intermédia à cidade de Évora.

Recorde-se que esta tem sido a opção mais contestada pela Câmara e  Assembleia Municipal de Évora e pelas comissões de moradores das zonas por onde a ligação vai passar.

A Câmara Municipal de Évora, em nota chegada à nossa redação, manifesta  a sua posição sobre a linha ferroviária, afirmando “não ter recebido mais informações oficiais sobre o projeto nem quaisquer reações à moção aprovada pela Assembleia Municipal que defendia que o Governo considerasse, antes da decisão final, o traçado número três por ser aquele que menos penaliza as populações”.

A construção desta nova linha ferroviária entre Évora e a fronteira do Caia terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única eletrificada que custará mais de 500 milhões de euros. O arranque das obras estava agendado para março de 2019 e a sua conclusão programada para o primeiro trimestre de 2022.

 

Populares