Estremoz

Bonecos de Estremoz: expressão artística de um povo

Regional 04 Ago. 2020

Desde 2017 que os bonecos de Estremoz são Património Cultural Imaterial da Humanidade por decisão da UNESCO. Desde então a popularidade dos pequenos bonecos pintados não abrandou.

Em declarações à Agência Ecclesia, Hugo Guerreiro, responsável pela candidatura vitoriosa, explica que o figurado de barro de Estremoz surge como resposta à procura do povo, que “queria em sua casa, as representações dos santos e das cenas bíblicas que via nas igrejas, mas que não estavam ao seu alcance”.

“É uma resposta do povo à arte erudita”, considera o responsável pelo Museu Municipal de Estremoz.

A arte começou no século XVII e foram as mãos das mulheres de Estremoz que moldaram os primeiros bonecos. Esta expressão artística foi trabalhada de forma continuada até aos dias de hoje e concentra alguns pormenores de execução que definem estas peças como genuínas.

“As peças são vestidas e moldadas a partir da bola, do rolo ou placa de barro”, refere Hugo Guerreiro.

As peças são “vestidas” e apresentam, na sua simplicidade “um aspeto algo grosseiro ou naïf muito popular e pintadas com cores garridas com as características do Alentejo”.

Hugo Guerreiro, também diácono permanente na Arquidiocese de Évora, destaca este imaginário popular como expressão também da sensibilidade religiosa das gentes.

A possibilidade de ter junto de si uma representação do santo de que eram devotos, facilitava a oração e o acender da pequena vela junto do oratório; representações de Nossa Senhora da Conceição, Santo António ou S. João, estão entre as mais populares.

Lembra que mais tarde, com a disseminação da escola de Mafra e com Machado de Castro, é a representação do presépio que ganha popularidade neste imaginário de barro.

Hoje, os artesãos de Estremoz registam uma procura crescente em torno destas peças.

Recorde-se que, como a RC noticiou, em julho os Bonecos de Estremoz foram eleitos pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular.

 

Fonte: Agência Ecclesia

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30