22 agosto, 2019
 

Alandroal

Depois da fotovoltaica do Freixial "temos contactos para mais investimentos na área das energias renováveis", avança João Grilo

Publicado em Regional 10 julho, 2019

Decorreu esta quarta feira, 10 de julho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da Central Solar do Freixial, em Alandroal.

Para o autarca de Alandroal, João Grilo “é um momento muito importante para o concelho, foi um processo em que nos empenhamos a fundo para ajudar os investidores, contámos com a ajuda da secretaria de estado e do ministério para desbloquear todas as situações pendentes”.

João Grilo refere que “a energia que vai ser aqui produzida é mais que a necessária para abastecer todo o concelho de Alandroal”.

“A nossa expetativa é que no futuro possamos vir a ter outros investimentos como este”
João Grilo

Questionado pela RC sobre eventuais vantagens deste tipo de investimentos para o concelho, o autarca considera que “temos um lado de criação de emprego, de criação de receitas diretas para o município, através dos impostos que vão ser gerados”.

“Pretendemos alavancar o desenvolvimento do concelho com este tipo de investimentos, que são ecológicos e que podemos considerar como o futuro”
João Grilo

Relativamente aos apoios que o município deu, João Grilo refere que “ o apoio que foi dado foi nós assumirmos que este foi um projeto prioritário para o município, lideramos o processo junto da secretaria de estado da energia, fomos ultrapassando obstáculos até chegarmos aquilo que os investidores desejavam”.

Questionado sobre a possibilidade de virem a existir mais projetos semelhantes, o edil refere que “fomos contactados para mais 2 projetos deste género, demos esse parecer favorável, os investidores agora têm de seguir o caminho que a secretaria de estado definiu”.

“O Município está recetivo a este tipo de investimento”
João Grilo

Naquilo que concerne a eventuais impactos na paisagem, João Grilo considera que “o concelho é muito vasto, tem bastante terrenos como este que temos aqui e a verdade é que podemos ter estes projetos com as pastagens em simultâneo”, acrescentando que “não tem um impacto ambiental significativo, as arvores e as pastagens são compatíveis com os painéis solares”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31