Evora

Ferrovia: CM Évora e população da Caeira procuram acessibilidade e segurança

Regional Escrito por  17 Dez. 2021

Os constrangimentos decorrentes da construção da nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia têm afetado sobremaneira as populações do Bairro de Santa Luzia, Tapada do Esquinaleiro, Quintas do Evaristo e, particularmente, do Bairro da Caeira.

Recorde-se que, atempadamente, ao longo do ano de 2017, bem como em sede de consulta pública de avaliação de impacte ambiental, tanto o município como movimentos de cidadãos defenderam e apresentaram uma solução de traçado alternativo, afastada das zonas urbanas e periurbanas, paralela ao IP2.

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) rejeitou esta solução e, em julho de 2018, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) viabilizou a solução atual, que atravessa espaços residenciais e provoca problemas viários e paisagísticos, a perda da tomada de vistas sobre o Centro Histórico e o incumprimento do Plano Diretor Municipal de Évora.

Perante o facto consumado, a CME sempre procurou, junto da IP, informação detalhada do projeto que lhe permitisse reivindicar mais medidas compensatórias e de salvaguarda da população.

A última reunião de trabalho teve lugar a 20 de novembro, tendo a autarquia solicitado novamente informação técnica e procurado garantias de segurança, acessibilidade e requalificação dos caminhos da zona afetada, tendo sido produzida uma ata, remetida à IP para sua validação formal.

No dia 15 de dezembro, o vice-presidente da Câmara, Alexandre Varela, bem como dirigentes e técnicos municipais estiveram no bairro da Caeira, em diálogo franco com a população, esclarecendo a situação, assumindo compromissos e abordando também outras questões e possibilidades, tais como saneamento, escoamento de águas pluviais e iluminação, ficando clara a necessidade de uma união de esforços que garanta poder de reivindicação e salvaguarde o bem-estar e segurança dos moradores.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31