16 de março de 2023 será um dia para recordar em Portalegre, pela reabertura da Catedral após dois anos e meio de obras de reabilitação e restauro.
De acordo com a nota divulgada pelo Município de Portalegre, a Igreja maior da cidade e da Diocese foi devolvida aos paroquianos e aos Portalegrenses após uma intervenção que englobou todo o Património edificado, que inclui a Nave, o Transepto, as Sacristias, os Claustros, as Salas do Cabido e espaços anexos, bem como todo o Património móvel e integrado que contemplou mais de 800 peças.
A convite da Diocese de Portalegre - Castelo Branco estiveram presentes a Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro; o Bispo de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias e o Bispo emérito da Diocese, D. Augusto César; a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho; o vogal da CCDR-Alentejo, Tiago Teotónio Pereira; o Diretor-geral da Direção Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos; Presidentes da Câmara e autarcas de toda a diocese, responsáveis das forças de segurança e de instituições académicas, civis e sociais, sacerdotes de todos os arciprestados, o arquiteto Rui Barreto Duarte e muitos portalegrenses que quiseram presenciar este evento histórico.
Durante os discursos protocolares foi bastante realçada a magnitude do património religioso, arquitetónico e artístico da Sé de Portalegre, referindo-se inclusivamente que a Catedral será uma das melhores do país.
Falou-se de orgulho, da nossa identidade, do reencontro com o património e da devolução aos Portalegrenses da sua “joia da coroa”, um lugar de referência e de beleza que nos aproxima de Deus, marca todos os que por aqui passam e que valoriza a oferta cultural e turística do nosso concelho, como “uma porta aberta para o infinito”.
Fonte/Foto: Município de Portalegre
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional
07 Jun. 2023 Regional