8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim: Pela primeira vez as duas Universidades Séniores celebraram junto o fim do ano letivo 2015 /2016 num almoço de convívio (c/som e fotos)

Pela primeira vez as Universidades Séniores de Terrugem e Vila Boim assinalaram o encerramento do ano letivo 2015/2016, com um almoço de convívio.

A iniciativa promovida pela União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim decorreu, na passada quinta-feira, 16 de junho, no Pavilhão José Rondão de Almeida, em Vila Boim.

A Rádio Campanário acompanhou o evento e falou sobre esta comemoração com a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Elvas, Vitória Branco, que destacou que este convívio “é muito importante e extremamente interessante também termos aqui alunos da Terrugem e de Vila Boim, porque esta situação da junção das freguesias como todos sabem não é aquilo que é melhor aceite pelas populações”. Acrescentando que “o facto de estarem aqui juntos já é um passo muito importante”.

 Salientando “mais do que tudo a troca de experiências, a partilha de saberes acho que é extremamente importante além de termos aqui professores da universidade de Vila Boim e professores da universidade de Terrugem, que também podem partilhar formas de lecionar nas determinadas áreas”.

Segundo a presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Líria Carvão, o número de inscrições nas suas Universidades Séniores “têm-se mantido, temos recebido mais algumas inscrições de um ano para o outro,  sobretudo,  por causa da Hidroginástica embora nós insistamos para que os alunos frequentem as outras disciplinas,  porque também são interessantes”.

Questionada sobre se esta foi uma iniciativa que teve como objetivo reforçar a coesão da União de Freguesias, a autarca revelou – nos que “ sou contra esta união não tem lógica nenhuma pela dimensão destas freguesias, a dinamização, o trabalho e a dedicação das pessoas à sua freguesia (…) era bom que isto no futuro se desfizesse, vamos ver”. Sublinhando “reconheço que quer o povo de Vila Boim, quer o povo da Terrugem têm direito à sua própria gestão, a terem o seu próprio presidente  sem misturas, este assunto ainda não deu problemas, mas poderia ter dado”.

Asseverando que “vamos fazendo estes encontros precisamente para unir estas populações”.

A coordenadora da Universidade Sénior da Terrugem, Hipólita Santos, referiu-nos que neste momento existem cerca de 45 alunos inscritos na instituição que podem frequentar as disciplinas de “Português, Artes Manuais, Cuidados Básicos de Saúde, Informática, Hidroginástica e Ginástica”. Frisando que “sem dúvida que todos os alunos preferem Informática, Ginástica e Hidroginástica embora também haja uma grande adesão ás aulas de trabalhos manuais porque as pessoas entusiasmam-se e vão partilhando as suas experiências umas com as outras “ .

De acordo com Hipólita Santos “ foi ano muito positivo , fizeram-se coisas muito bonitas, partilharam-se momentos muito bonitos,  vamos aguardar pelo próximo ano “. Realçando que “ hoje em dia, no tempo em que estamos,  a Universidade Sénior não serve só para dar aulas, não serve só para os idosos aprenderem alguma coisa,  eu julgo que também é um fator essencial para terminar com a solidão e dar mais acompanhamento aos idosos, porque no final de contas somos todos uma família”.

A esta Estação Emissora a coordenadora da Universidade Sénior de Vila Boim, Diana Brilha,  contou-nos que esta instituição “ tem cerca de 50 alunos que tem à sua disponibilidade várias disciplinas desde a Dança,  Hidroginástica, Ginástica, Culinária, Rendas , Artes e Informática”.

Diana Brilha garantiu – nos que o balanço do presente ano letivo é positivo “ as pessoas têm aderido mais este ano do que o ano passado (…) o que é  um bom sinal”.

Adiantando ainda que “ estamos a pensar em fazer uma exposição com os trabalhos de rendas, artes plásticas desenvolvidos nas salas de aulas, mas ainda não está nada decidido”.

Populares