31.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Viana do Alentejo comemora 4 anos na Rede Europeia de Sítios da Paz

No mês de fevereiro, o Município de Viana do Alentejo celebra quatro anos enquanto membro efetivo da European Network of Places of Peace (Rede Europeia de Sítios da Paz), cujo objectivo é criar uma Rota Europeia pela Paz.

As Alcáçovas e Evoramonte são as localidades portuguesas que integram esta Rede de Paz, dado que, são as únicas localidades onde foram assinados tratados de paz, requisito essencial para ser membro desta rede europeia.

Recorde-se que foi em Alcáçovas que, em 1479, foi assinado o Tratado que pôs termo à Guerra da Sucessão de Castela, e em Evoramonte Convenção de Évoramonte que pôs fim a seis anos de guerra civil entre absolutistas e liberais.

A Rede tem como finalidade contribuir para a valorização dos diversos lugares da Europa onde foram assinados tratados e convenções de paz, bem como criar uma Rota Europeia de Paz que ligue todos os membros da Associação.

A Rede Europeia de Sítios da Paz pretende ainda promover o turismo cultural pela paz integrando os sítios da paz no mapa e programas de desenvolvimento turístico em todas as regiões e países da Europa.

Populares