31.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

VIII Congresso dos Mármores em Vila Viçosa vai abordar “a sinalização de segurança das pedreiras” (c/som e fotos)

Teve início na manhã desta quinta-feira (25 de julho), o VIII Congresso Internacional da Pedra Natural do Alentejo, que decorrerá até ao dia 26 no Alentejo Marmòris Alentejo & Spa em Vila Viçosa.

A RC esteve presente na cerimónia de início dos trabalhos, onde falou com Luís Nascimento, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que explica que o congresso visa “promover as rochas ornamentais e procurar criar novas apetências”.

Congresso visa “promover as rochas ornamentais e procurar novas aplicações para o mármore”
Luís Nascimento

Surgindo como um evento que decorre desde 1999, com algumas interrupções, é agora retomado para permitir ao “setor criar um conjunto de discussões que possam promover e criar novas ideias para a aplicação dos mármores”.

Será ainda espaço para abordar questões relacionadas “com a sinalização de segurança das pedreiras”, levada à cabo no seguimento de uma fiscalização “feita pelas entidades competentes” após o colapso Estrada Municipal 255 que ligava Borba a Vila Viçosa (19 de novembro).

 

António Jardim, vereador da Câmara Municipal de Vila Viçosa, explica à RC que no congresso serão debatidos temas relacionados “com o desenvolvimento económico” dos concelhos dos mármores, assim como “o desenvolvimento tecnológico, a segurança e a forma de estar” no setor.

“Congresso não se realizava desde 2008, e é sempre pertinente fazê-lo”
António Jardim

 

A iniciativa surge inserida no certame ALSTONES, que engloba os concelhos de Vila Viçosa, Borba, Alandroal, Redondo, Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Sousel, visando promover o “património riquíssimo” existentes, passando não só pelas pedras, mas também pelo “património em termos de arquitetura urbana, militar e religiosa”.

{gallery}vv_alstones_8congresso{/gallery}

Populares