15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: Ministério aprova transição de unidade de saúde familiar para modelo B garantindo maior proximidade!

No sentido de melhorar a cobertura dos cuidados de saúde primários com mais respostas, o Ministério da Saúde aprovou a transição de 23 unidades de saúde familiar (USF) para o modelo B, 1 das quais em no Alentejo.

A informação consta do Despacho n.º 1738/2023, hoje publicado em Diário da república.

No documento pode ler-se “é aprovada a transição para o modelo B de 23 unidades de saúde familiar, com efeitos a 1 de fevereiro de 2023.” Encontra-se nesta situação, na Região do Alentejo, o . Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central . 

As unidades de modelo B são constituídas por equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a resposta a prestar a uma determinada população, que fica assim com acesso a médico e enfermeiro de família.

Consideradas como unidades de prestação de cuidados de saúde de proximidade e com maior amadurecimento organizacional, onde o trabalho em equipa de saúde familiar é uma prática efetiva, as USF de modelo B assentam num modelo de incentivos que visa potenciar as aptidões e competências de cada profissional, premiando o desempenho individual e coletivo, tendo em vista, dessa forma, reforçar a eficácia, a eficiência e a acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde primários, com importantes ganhos em saúde.

Leia o despacho AQUI

Populares