32.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Business Challenge” despertou o espírito empreendedor de alunos da Escola Secundária de Vendas Novas

CM Vendas Novas

No âmbito do 6.º aniversário da StartUp Alentejo, decorreu no dia 26 maio, no Fórum Cultural “A Praça”, a 2.ª edição do Business Challenge, evento organizado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, e que colocou à prova os conhecimentos de alunos do 10.º ao 12.º ano, maioritariamente da área de Economia, procurando contribuir para uma visão mais clara e consciente do mundo empresarial e das futuras opções profissionais destes alunos, introduzindo novos conhecimento através de uma componente prática.

Participaram 54 alunos, divididos em 13 equipas de três a cinco elementos cada, sendo desafiados a concretizar um projeto de negócio a implementar no Concelho na área do turismo sustentável, tendo em consideração diversas variáveis fulcrais para o seu sucesso.

Começaram por desenvolver um guião da ideia de negócio, com a planificação do projeto em áreas tão distintas como os recursos humanos, financiamento, meios tecnológicos, sustentabilidade e plano de marketing. Pelo meio, foram confrontados com perguntas de resposta rápida sobre a história industrial e económica de Vendas Novas e outras de cultura empresarial. Seguiu-se a criação do seu logótipo, elaborado com recurso a meios digitais e, no final, cada equipa fez a apresentação rápida do seu projeto, tendo por base todo o trabalho desenvolvido.

Todas as provas foram analisadas e pontuadas, sendo que a prova final da apresentação e logótipo teve como júri o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, a diretora do Agrupamento de Escolas, Professora Adélia Bentes, a professora Nazaré Conceição e o incubado na StartUP Alentejo Marco Rosário (programador da Hugo Boss).

Conferidas todas as pontuações, foram vencedores desta 2.ª edição do Business Challenge a equipa “Balança mas não cai 10º” (10.º ano), a equipa “Eco Leaders” (11.º ano) e a equipa “Balança mas não cai 12º” (12.º ano). Esta iniciativa resultou do culminar de um trabalho de proximidade entre a StartUP Alentejo e o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas que decorreu ao longo do ano letivo, numa parceria que se pretende manter e potenciar no futuro junto do meio escolar local, deixando por fim um agradecimento a esta entidade, nomeadamente às docentes envolvidas.

Populares