17 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Colégio de Enfermería de Cádiz visita Montemor-o-Novo

CM Montemor-o-Novo

No dia 12 de junho de 2023, uma representação do Comité Permanente do “Colóquio de São João de Deus”, pertencente ao Grupo de Investigación de História de la Enfermería Gaditana, do Colégio de Enfermería de Cádiz (Espanha), junto com o Presidente, Rafael Campos Arévalo, realizaram uma visita institucional a Montemor-o-Novo.

Do comité faziam parte também Manuel Cano Leal, Mariana García Gonzálvez, de Cádiz, Carmelo Gallardo Cañete, de Sevilha, e Jésus Cuevas Lópes, de Granada. Participou também, Irene Valade Gil, membro do Grupo de História de Enfermería de Cádiz.

Esta visita começou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, onde o grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, acompanhado pelos Vereadores António Pinto Xavier e Sílvia Santos. Foi depois assinado um protocolo entre o Colégio de Enfermería de Cádiz e a Sociedade Portuguesa de História de Enfermagem, representada pelo seu Presidente, o Professor Carlos Subtil, e dois outros membros desta sociedade. Após esta assinatura, realizou-se uma troca de ofertas institucionais, na qual a delegação do Colégio de Enfermería de Cádiz doou à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo uma estátua de São João de Deus, da autoria de Afonso Castellano Tamarit. A estátua integrará o futuro museu dedicado a este santo, patrono dos enfermeiros e natural de Montemor-o-Novo.

Após este momento, seguiu-se a visita à igreja matriz, cripta e enfermaria, contando com a presença do Vereador António Pinto Xavier. Na parte da tarde, a delegação de enfermeiros visitou ainda a Ermida de Nossa Senhora da Visitação e o Castelo de Montemor-o-Novo.

Populares