12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 4, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dicionário de Florbela Espanca “reúne investigadores de 7 países e mostra a amplitude da sua projeção no mundo” diz Fábio Silva, Coordenador(c/som e fotos)

Foi esta tarde apresentada, no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Vila Viçosa, a obra “Dicionário de Florbela Espanca”, mais um livro dedicado à grande Poetisa calipolense Florbela Espanca.

Este livro representa um enorme contributo para o conhecimento da obra literária de Florbela Espanca, que tem em Vila Viçosa uma grande fonte de inspiração.

Coordenado por Jonas Leite e Fábio Mário da Silva, o livro tem direção científica de Maria Lúcia dal Farra. uma das maiores especialista sobre a vida e obra da grande Poetisa .

A edição deste livro foi apoiada pelo Município de Vila Viçosa e pela Fundação da Casa de Bragança, assim como pelo Centro de Estudos CECHAP, através do seu projeto Artes & Letras.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Fábio Mário da Silva, um dos coordenadores do projeto, que começou por nos referir “esta obra tem já uma versão brasileira, apresentada o mês passado em Recife , na Universidade Federal de Pernambuco e com o apoio da Câmara de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança foi possível fazer o seu lançamento em Portugal, nomeadamente aqui no Alentejo.”.

O coordenador do Dicionário de Florbela Espanca adiantou-nos ainda que “através deste Dicionário nós conseguimos ter uma amplitude da projeção Internacional que Florbela Espanca tem e conta com investigadores de sete países como Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Brasil e Estados Unidos.” O trabalho foi desenvolvido por “mais de 70 colaboradores e maios de 170 verbetes que dão conta da grandiosidade em que Florbela Espanca se tornou enquanto escritora , enquanto mioto, enquanto objeto literário e artístico” explicou ainda Fábio Silva ,

“Estamos muito felizes de poder estar aqui pois não faz sentido termos um Dicionário de Florbela Espanca e não o apresentarmos em Vila Viçosa pois aqui entendemos melhor Florbela , a vida, o amor, as angústias e conseguimos beber um pouco do espírito que Vila Viçosa emana” concluiu o coordenador desta obra que pretende levar o nome de Florbela Espanca e , consequentemente de Vila Viçosa, ainda mais longe.

Populares