33.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

DRCAlentejo é uma das organizadoras do I encontro da série internacional ANTROPOCÉNICA!

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra organizam o primeiro encontro da série, que se realizará em Portugal, no mês de outubro de 2022, nas ruínas da Villa Romana de São Cucufate, concelho de Vidigueira.
Antropocénica é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.
Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 3 de abril, o prazo de inscrição para apresentação de propostas de comunicação no âmbito deste encontro,  a formalizar em https://www.antropocenica.ooo/, onde pode ser também consultada mais informação sobre a iniciativa.

A coordenação executiva e produção do encontro encontram-se a cargo de Ana Paula Amendoeira
 (Historiadora/Diretora Regional de Cultura do Alentejo); Dirk Michael Hennrich (Filósofo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa); Maria da Conceição Lopes (Arqueóloga do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra) e Silvio Luiz Cordeiro (Arquiteto – Nômade – Arte & Editoria). Integram a Comissão Científica nomes conceituados e reconhecidos em diversas áreas, entre os quais a filósofa Adriana Veríssimo Serrão (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa); o escritor Ailton Krenak; a arqueóloga Anne Rapp Py-Daniel (Programa de Antropologia e Arqueologia – Universidade Federal do Oeste do Pará); o arquiteto Artur Simões Rozestraten (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo); a cineasta Filipa César (Mediateca Onshore . Merz Akademie); o sociólogo Boaventura de Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra); o historiador Victor Barros (Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH).

A realização da iniciativa conta com apoio institucional da Câmara Municipal de Vidigueira e do Institute for Gender, Race, Sexuality and Social Justice, da UBC – University of  British Columbia e o apoio cultural de Nômade – Arte & Editoria.

Durante os três anos de Antropocénica, serão entrevistados elementos que integram a respetiva Comissão Científica e convidados, sobre os temas, eixos, conceitos e atividades culturais no contexto de realização desta série internacional de encontros. As entrevistas serão gravadas em áudio e editadas como episódios de três temporadas de podcasts (2022, 2023 e 2024). O primeiro podcast, com a entrevista ao fotógrafo e fotojornalista Lalo de Almeida, no Teatro Oficina, em São Paulo, inaugura a primeira temporada de podcasts e já pode ser ouvido no website de Antropocénica.
Lalo de Almeida, premiado em 2021 pelo W. Eugene Smith Memorial Fund, é autor das imagens que serão expostas no evento artístico-cultural TransAmazónias: Zonas Imaginárias, em outubro de 2022, nas Ruínas da Villa Romana de São Cucufate.

Populares