21.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Outubro 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É essencial ensinar noções básicas de vida aos jovens para que emergência possam responder” diz Maria Manuel Henriques, Proteção Civil Municipal de Beja(c/som e fotos)

 

Decorre em Beja mais uma edição da Ovibeja, a 39ª que decorrer até 1 de maio numa  organização da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

A Ovibeja junta, no mesmo universo, campo e cidade, expressões culturais mais tradicionais e mais arrojadas e contemporâneas, mostras de produtos e serviços que representam a última tendência científica e tecnológica, a par de produtos artesanais, restaurantes de carnes certificadas, street food, bares e tasquinhas. Junta famílias em passeio e roteiros de experiências imbuídas da essência rural, a par dos encontros técnicos de partilha de saber em colóquios, seminários e workshops onde vão ser colocados em reflexão os grandes temas da atualidade.

Esta manhã, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Beja realizou no espaço desta Feira uma ação de formação.

Mais de 160 alunos participaram no mega exercício em Suporte Básico de Vida decorreu hoje na Avenida principal da OviBeja contando com o apoio da ACOS.

Saber atuar em caso de paragem cardiorespiratória foi o desafio lançado a todos os participantes pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Obrigada Beja, da Câmara municipal de Beja, Agrupamento escolar n. 2, em parceria com a Alento, associação especializada em formação em Reanimação e Ressuscitação.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Maria Manuel Henriques, funcionária deste serviço, que nos explicou que ação foi esta. Maria Manuel começa por nos referir “este é um mega exercício que se chama um mastrainning em suporte básico de vida, em que nós facultamos e formamos os jovens em noções básicas de suporte básico de vida para que em situações de paragem-cardiorespiratória , onde existe um algoritmo que temos de aplicar , possam  fazer a reanimação dessas pessoas.”

A responsável explica ainda à Rádio Campanário que “trata-se de uma formação com noções básicas mas que são importantes para poder responder a situações destas.”

Esta acção surge na sequência de um projeto que a Câmara Municipal de Beja, o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Agrupamento de escolas têm em vigência, o projeto Escolinhas “onde fazemos formação de Professores em Suporte Básico de Vida e depois são mesmo os professores que são instrutores dos alunos do 8º e 9º ano.”

O Projeto “sido um sucesso” adianta a funcionária do Serviço Municipal de Proteção Civil de Beja.

 

 

Populares