27.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eco-Freguesia XXI: Évora destaca-se com três galardões!

A Junta de Freguesia de Cabrela, a Junta de Freguesia de Vendas-Novas e a União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde foram as três freguesias do distrito de Évora que receberam o galardão de Eco-Freguesias atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Este prestigioso reconhecimento celebra as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, económica e social, sendo que, a nível nacional, apenas 131 freguesias foram distinguidas.
 
O galardão Eco-Freguesia XXI baseia-se em dez indicadores de sustentabilidade local, premiando as freguesias que adotam práticas mais sustentáveis no seu território, com impacto tangível e positivo para as suas comunidades. Uma Eco-Freguesia adere aos princípios do desenvolvimento sustentável, inclusão e justiça social, sendo também economicamente próspera e socialmente dinâmica.
 
As candidaturas das freguesias foram sujeitas a uma avaliação rigorosa por uma Comissão Nacional, composta por representantes de várias organizações, incluindo a Agência Portuguesa do Ambiente, a Universidade de Coimbra, o Instituto de Ciências Sociais, a Universidade Nova, a Quercus, entre outros, além da ABAE.
 
Para Paula Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, “renovar o galardão de Eco-Freguesia pela terceira vez consecutiva é simultaneamente um motivo de orgulho e um compromisso no sentido da continuação das boas práticas de sustentabilidade”.
 
A Presidente da Junta de Freguesia de Vendas-Novas, Paula Rocharte Valentim, refere que a atribuição do galardão Eco-Freguesia veio reconhecer o potencial enquanto comunidade orientada para a sustentabilidade. Tendo sido a primeira vez que se candidatou, a freguesia pretendia com a candidatura ir ao encontro dos objetivos da Agenda 2030 quanto ao que são boas práticas ambientais, simbolizadas pela Bandeira Verde.
 
Luís Pardal, Presidente da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, atribui esta conquista ao compromisso assumido em implementar políticas públicas que combatam as alterações climáticas e promovam uma mudança de mentalidades na população. Segundo ele, “Este é um esforço contínuo, e é através da ação local que conseguimos um impacto global.”
 
O reconhecimento como Eco-Freguesia reflete o empenho e trabalho árduo das Juntas de Freguesias na criação de uma comunidade sustentável e ambientalmente consciente. Os esforços realizados pelas Juntas, com o envolvimento ativo dos seus parceiros e cidadãos, servem de exemplo inspirador para que outros sigam o caminho da promoção de práticas sustentáveis e preservação do ambiente para as gerações futuras.

Populares