15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Iniciativa ‘Futuro da Prevenção contra o RSV’ – Planta alentejana pode ser resposta contra o Vírus

‘Futuro da Prevenção contra o RSV’ é o título da iniciativa promovida pelo Expresso em parceria com a Sanofi e que tem como objetivo debater as atuais e futuras estratégias de prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (RSV). O evento acontece dia 15 de novembro, a partir das 14h30, e irá juntar alguns dos mais importantes stakeholders da área da pediatria em Portugal, assim como representantes das políticas de saúde a nível nacional e regional.

 

O Vírus Sincicial Respiratório (RSV) é um vírus comum que é facilmente transmitido e pode causar doença respiratória em qualquer idade, no entanto pode evoluir com particular gravidade nas crianças, afetando, aproximadamente, 90% das crianças até aos dois anos de idade.1 Além disso, o RSV é a principal causa de infeções do trato respiratório inferior em crianças com menos de um ano de idade.2 A maioria das crianças hospitalizadas devido ao RSV não tem outros problemas de saúde. Desta forma, é difícil prever exatamente quais as crianças que ficarão gravemente doentes.3

 

O evento estará dividido em duas partes, sendo a primeira de acesso público transmitida em direto e em que será debatida a problemática das infeções por RSV. Já a segunda parte da iniciativa acontecerá num formato fechado e abordará o impacto nacional do RSV, as novas estratégias de prevenção e a gestão nacional para a proteção de todas as crianças nesta conferência que conta com a participação de profissionais de saúde que lidam diariamente com esta problemática, assim como representantes das entidades públicas de saúde em Portugal.

 

Relembramos que antiviral presente em planta existente no Alentejo, pode ser a nova esperança contra o vírus, mas também contra a gripe e COVID19. Trata-se da planta tóxica ‘Thapsia garganica’.

Populares