25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Manuel de Lemos: “Podemos duplicar o apoio das Misericórdias ao SNS”

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a considerar recorrer ao apoio do setor social para enfrentar o desafio da escassez de médicos. A direção do SNS está a avaliar a expansão das parcerias existentes e já solicitou informações à União de Misericórdias Portuguesas, que afirmou ter capacidade para duplicar o número de vagas oferecidas. As Misericórdias, que são responsáveis por mais da metade dos cuidados continuados no país e realizam anualmente cerca de 100.000 consultas a pacientes encaminhados pelo SNS, operam através de vários acordos com o SNS.

Estas parcerias permitem que o setor social ofereça serviços a um custo inferior aos do  Estado, graças a uma gestão mais flexível, especialmente em unidades menores.

A falta de recursos humanos é um problema persistente no SNS, e Fernando Araújo procura soluções, considerando a colaboração com entidades como as Misericórdias. Apesar de relutância em expandir tais parcerias no passado, a possibilidade está novamente em análise.

Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, em declarações à SIC, manifestou a capacidade de não apenas duplicar, mas em alguns casos, mais do que duplicar o número de consultas e cirurgias realizadas. Referiu o sucesso nas operações de mais de 800 pessoas de um total de 2000 pedidos, abrangendo regiões de norte a sul do país, incluindo o Alentejo e o Algarve.

Foto: DR/Agência Ecclesia

Populares