30.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Julho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Militares do Exército Português venceram 2.º Prémio de Inovação nas Forças Armadas!

Os Militares da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química do Exército Português, Tenente-Coronel Júlio Carvalho, Major Wilson Antunes e Major Tiago Gonçalves, foram vencedores do 2.º Prémio de Inovação nas Forças Armadas, na edição de 2022.

A informação, avançada na página oficial do Exército Português, este prémio de atribuição anual, destina-se a reconhecer ideias que possam contribuir para o desenvolvimento ou melhoria de capacidades já existentes, tendo em vista o seu futuro emprego em operações militares ou de apoio​ a operações de emergência civil. Este ano o prémio foi dedicado aos “Sistemas Autónomos”.

A ideia premiada teve por base a conceção de um sistema aéreo não tripulado para reconhecimento e deteção química e radiológica com certificação para atmosferas explosivas, de acordo com o normativo ATEX (ATmospheres EXplosibles), no âmbito do projeto GammaEx realizado no contexto do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu nas instalações do Instituto Hidrográfico em Lisboa e, a par deste evento, decorreu a inauguração do 1.º Centro de Excelência da NATO em Portugal, no domínio da Informação Geoespacial, Meteorológica e Oceanográfica (NATO Maritime Geospatial, Meteorological & Oceanographic Centre of Excellence – MGEOMETOC COE), tendo a cerimónia sido presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Professora Doutora Helena Carreiras.

Fonte/Foto: Exército Português

Populares