15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mobilizamos 43 municípios em torno do património material e imaterial Alentejano, confirma Coordenador José Calheiro

A 2ª Edição do Festival Trans Alentejo, Walking Festival, reuniu caminheiros de diversas partes do país e do mundo e contou com importantes presenças oficiais nacionais e internacionais.

A Rádio Campanário marcou presença no evento e esteve à conversa com a organização. Entrevistamos José Pedro Calheiro, Coordenador do Walking Festival 2022, que nos esclarece que o festival constitui-se como “uma rede de percurso pedestres que podem ser utilizados por qualquer pessoa, em qualquer dia do ano. O Festival dura quatro semanas, tem 75 atividades previstas no seu programa e envolveu 43 municípios. Entre diversos propósitos, a nossa iniciativa visa resgatar os pontos de interesse e património de cada município.” 

Quando questionado sobre os desafios na gestão das parcerias autárquicas envolvidas, partilha-nos ter sido um dos principais desafios do evento, considerando-se que o festival está enraizado numa política de sustentabilidade orientada para a governança, o que incentiva a uma gestão colaborativa entre todos os intervenientes. 

O evento teve hoje início no Mercado Municipal de Vila Viçosa, no qual tivemos a possibilidade de conversar com Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, cuja participação estendeu-se para além da associação de parceria, mas também enquanto caminheiro: “A Câmara Municipal associou-se a este Festival que reuniu pessoas oriundas de diversos países da Europa: temos participantes Belgas, Dinamarqueses, Franceses, Alemães, Ingleses e Noruegueses. Vamos fazer a caminhada da “Estrada Real” porque passamos junto à Tapada Real e ao Castelo. Fizemos um percurso pensando também na observação de animais e outros factores naturais de interesse. De referir que temos connosco um convidado internacional, o Presidente da Câmara de Skiathos, uma ilha Grega. Para além da sua participação no evento, vamos recebê-lo a convite da Câmara no Salão Nobre para almoço”. 

Para além dos ilustres convidados mencionados, marcaram também presença no evento o Presidente do Turismo de Portugal e dezenas de visitantes de outros distritos e países. O Festival de Caminhadas Trans Alentejo inclui outras ações complementares como palestras, gastronomia e canto Alentejano. Segundo a organização, o Festival superou as expectativas dos envolvidos e teve lotação esgotada na maioria das iniciativas promovidas, sendo objetivo a continuidade do evento no próximo ano. 

 

Populares