30.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Novo embaixador do Alentejo José Figueiras diz ser “apaixonado” pela região e que “noutra vida poderia ter sido alentejano” (c/som)

A apresentador José Figueiras foi uma das sete personalidades eleitas como Embaixadores do Alentejo, na cerimónia da Entidade Regional de Turismo que teve lugar no passado sábado (28 de setembro), em Elvas.

Em declarações a esta estação emissora presente na sessão, José Figueiras afirma que o título de Embaixador do Alentejo “é uma brincadeira muito séria”, que acarreta muita responsabilidade.

“Enquanto figura pública”, defende, “tenho o dever e a obrigação de promover cada vez mais o Alentejo, para além de ser uma região que amo”.

“Quando nos encarregam de uma pesada estrutura como esta de ser embaixador, é uma grande responsabilidade”
José Figueiras

Apontando que já promove a região e os seus produtos e património nos seus programas televisivos, considera que recai sobre si a maior responsabilidade de o fazer a nível dos media.

Não tem ligação familiar com o Alentejo, mas declara que “noutra vida poderia ter sido alentejano”, uma vez que gosta muito da região. Neste sentido, explica que inicialmente, nos pós 25 de Abril, ouvia falar do povo alentejano como sofredor e lutador, crescendo com a ideia que o fascinou, de que é um povo que “parece que está ali muito caladinho, mas quando tem que reivindicar, reivindica”.

À medida que foi crescendo, foi descobrindo a região e apaixonou-se pela região, “por Alqueva, Monsaraz, Évora, por todos os patrimónios mundiais”.

Aceitou o convite por ser um apaixonado pela região, não só pelas suas gentes, que recebem de uma forma “muito genuína e caraterística”, como “pelo vinho, pela gastronomia”, pelas paisagens.

Populares