32.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Programa da DGArtes sobre os 50 anos da Revolução de Abril apoia três candidaturas do Alentejo

A Direção-Geral das Artes (DGArtes), recebeu um total de 267 candidaturas a um programa de apoio a projetos artísticos relacionados com os 50 anos da revolução de Abril de 1974, mas apenas 45 serão apoiadas e, no Alentejo, apenas três vão receber esse apoio.

Segundo a Lusa, a DGArtes refere que, das 45 candidaturas a apoiar, predominam as áreas artísticas de cruzamento disciplinar (19), teatro (9) e música (6), nos domínios artísticos da criação (27), programação (7), circulação nacional (4), ações estratégicas de mediação (1) e edição (6).

No que toca às regiões apoiadas, o Alentejo, Algarve, e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores, são as que têm menos candidaturas apoiadas, sendo que o Alentejo tem três, o Algarve uma e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores também uma cada.

A Área Metropolitana de Lisboa vai contar com apoio a 22 candidaturas, a Região Norte com apoio a 11 candidaturas e a Região Centro com apoio a seis candidaturas.

O “Programa de Apoio em Parceria – Arte pela Democracia” resulta de uma colaboração entre a DGArtes e a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, para assinalar o meio século da revolução que depôs a ditadura do Estado Novo.

De acordo com a DGArtes, citada pela Lusa, o objetivo é “fomentar projetos que evoquem/celebrem a revolução de 25 de Abril e promovam a reflexão crítica sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade, nas vertentes de desenvolvimento humano, social, económico e cultural”.

O Apoio em Parceria Arte pela Democracia decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.

 

Fonte: Lusa

Populares