30.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seca no Alentejo, causas, consequências,medidas estruturais!PCP promove reflexão em Beja!

O PCP irá realizar no próximo dia 18 de Julho, em Beja, na Cafetaria do Pax Julia, às 15h30m uma iniciativa intitulada “À Conversa sobre a Seca no Alentejo: causas, consequências, medidas imediatas e estruturais.”

O actual período de seca no Alentejo, e em geral no sul do País, não é uma situação nova, tornam-se cada vez mais regulares os períodos de seca na região.

Tal realidade tem sérias consequências, seja no médio e longo prazo, como já alertado por vários estudos sobre os riscos de desertificação do Alentejo.

Numa nota de imprensa enviada à nossa redação, o PCP dá conta que os efeitos negativos da Seca são cada vez mais evidentes na produção agrícola e pecuária, mas vão para além disso, pondo mesmo em causa o abastecimento humano, de forma muito preocupante.

Sendo indissociáveis de fenómenos globais, como as alterações climáticas, as causas dos períodos de seca são igualmente inseparáveis da falta de medidas estruturais por parte dos sucessivos governos na gestão de recursos hídricos e da opção pela proliferação descontrolada de culturas regadas super-intensivas de olival, amendoal e outras.

O PCP pretende com esta iniciativa aprofundar a reflexão sobre esta matéria e ouvir diversos especialistas, associações e outras entidades, por forma a contribuir  para um encontro de vários pontos de vista sobre este problema estrutural para o desenvolvimento do Alentejo e do País.

Populares