20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Sem leitura não há conhecimento, sem leitura não há pensamento crítico”, afirma Maria José Ferreira à margem da Semana da Leitura que decorre a nível nacional (c/som)

Está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa até à próxima sexta-feira a Semana da Leitura propondo-se como tema «Palavras do Mundo».

A Semana da Leitura convida à descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.

São várias as iniciativas que vão decorrer ao longo desta semana entre as quais apresentações de livros, exposições temáticas, leituras e outras atividades que envolvem toda a comunidade escolar das mais variadas áreas.

Maria José Ferreira, responsável pela Biblioteca Escolar de Vila Viçosa, diz que pretendem “fomentar o gosto pela leitura, dinamizar a biblioteca e fazer com que os alunos leiam mais, porque infelizmente lê-se pouco”.

“A semana da leitura celebra-se a nível nacional de 16 a 20 de março. Desenvolvemos um conjunto de atividades, umas para motivar a leitura e outras para celebrar a leitura. Essas atividades passam também pela Educação Física, os professores de desporto associaram-se a esta iniciativa sempre para envolver os alunos a ler sobre [essas temáticas] ”, refere a coordenadora.

Maria José Ferreira refere que “sem leitura não conhecimento, sem leitura não há pensamento crítico. Nós estamos a tentar motivar os alunos de todas as maneiras e por isso o envolvimento da escola toda e dos departamentos”.

 

Populares