27.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sines: EDP autorizada pelo Governo a abater 1800 sobreiros para a construção de parque eólico

Florestas.pt

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, autorizou a EDP Renováveis a avançar com o abate de 1821 sobreiros para a construção do parque eólico de Morgavel, em Sines, e instalar a respetiva linha de muito alta tensão.

Segundo o Expresso, num despacho publicado em Diário da República, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, declara a “imprescindível utilidade pública” deste empreendimento, desenvolvido pela empresa Parque Eólico de Moncorvo, empresa criada inicialmente para desenvolver um projeto eólico na região de Moncorvo e que acabou por transferir o investimento para o litoral alentejano.

A empresa foi adeuirida pela EDP no final de 2022 e vai agora concretizar o investimento de 66 milhões de euros no estudo de impacto ambiental. O projeto teve declaração de impacto ambiental favorável condicionada em setembro de 2020.

Com o despacho, Duarte Cordeiro confirma assi a autorização do abate de sobreiros, numa área de 32 hectares, nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém.

De acordo com o Expresso, Duarte Cordeiro nota no despacho que “o relevante interesse público, económico e social do empreendimento, cumulativamente às obrigações inerentes ao contrato assinado entre a requerente e o Governo Português, a qual se encontra contratualmente obrigada a promover a execução de um parque eólico que concorra para o cumprimento pelo Estado Português dos objetivos de Quioto e do Plano Nacional de Energia”.

 

 

Leia a notícia completa em: Expresso

Populares