20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora selecionada para receber o XII Congresso Nacional de Geologia!

A Universidade de Évora foi escolhida como anfitriã do prestigiado XII Congresso Nacional de Geologia. A decisão ocorreu durante a Assembleia Geral da Sociedade Geológica de Portugal, no dia 18 de julho de 2023, que decorreu durante o XI Congresso Nacional de Geologia em Coimbra.

A organização do Congresso será coordenada pelo Departamento de Geociências da Universidade de Évora, tendo como coorganizadores o Instituto de Ciências da Terra, o Laboratório Hercules, O Laboratório Nacional de Energia e Geologia e o Centro Ciência Viva de Estremoz.

O XII Congresso Nacional de Geologia é um evento de referência na área das Ciências Geológicas em Portugal, reunindo geólogos, especialistas, estudantes e profissionais da indústria para compartilhar conhecimentos, avanços científicos e tecnológicos, bem como discutir os desafios e as perspetivas futuras no campo da Geologia.

A proposta apresentada pela Universidade de Évora apresenta uma abordagem inovadora, diversidade temática que apresenta uma infraestrutura de excelência e disponível para receber o evento. A histórica cidade de Évora, património mundial da UNESCO, e capital europeia da cultura em 2027, proporcionará um ambiente único e enriquecedor para os participantes do congresso.

Pedro Nogueira, professor do Departamento de Geociências e investigador do Instituto de Ciências da Terra, da Universidade de Évora, que apresentou a candidatura do Departamento de Geociências, expressou a sua satisfação com a escolha da Universidade de Évora para albergar o congresso: “Estamos imensamente honrados e entusiasmados por termos sido selecionados como a instituição anfitriã do XII Congresso Nacional de Geologia. A escolha da nossa proposta é o reconhecimento do trabalho da nossa equipa e da nossa dedicação ao desenvolvimento das Ciências Geológicas em Portugal. Será uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos, fortalecer colaborações e demonstrar o potencial do nosso Departamento e da Universidade de Évora.”

Para o professor da UÉ, o Congresso Nacional de Geologia “será uma ocasião crucial para abordar temas de relevância geológica, tais como a exploração sustentável dos recursos minerais e energéticos, a gestão dos riscos geológicos ou as implicações das alterações climáticas na sociedade. Espera-se que o evento reúna um leque diversificado de apresentações científicas, workshops, mesas-redondas e visitas técnicas”.

A comissão organizadora do XII Congresso Nacional de Geologia “está empenhada em oferecer uma experiência enriquecedora e memorável a todos os participantes” sublinha. As datas precisas do evento e informações adicionais serão anunciadas oportunamente.

Pedro Nogueira sublinha que “o Departamento de Geociências da Universidade de Évora agradece à Sociedade Geológica de Portugal pela confiança e oportunidade de sediar este importante congresso nacional”

 

 

 

Populares