13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Seis alunos da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro viajaram para a Grécia e Aústria no âmbito do programa Erasmus+ (c/som)

No âmbito do programa Erasmus + vocacionado para os Cursos Profissionais, seis alunos da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa vão vivenciar uma experiência no estrangeiro e aprofundar o seu conhecimento das diferentes realidades existentes no espaço europeu.

 

O Erasmus+ é o novo programa da União Europeia para as àreas de educação, formação, juventude e desporto que  visa reforçar as oportunidades de mobilidade e cooperação disponibilizando mais financiamento.

Em entrevista á Rádio Campanário o presidente do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Rui Sá, conta-nos que esta oportunidade surgiu na sequência de uma parceria com outra entidade local afirmando que “ com este programa europeu é dada a possibilidade aos alunos de realizarem o estágio profissional, durante 90 dias, noutro país da União Europeia”. Acrescentando que “ acedemos a um convite feito pela CEVALOR através de uma das suas escolas de formação tecnológica no sector das rochas ornamentais e industriais(ESTER) que previamente se tinha candidatado a este programa, mas por falta de alunos interessados foi sugerido pela Agência Nacional que realiza-se protocolos com as escolas secundárias da região para que as vagas fossem preenchidas”.

Segundo o dirigente “ convocamos uma reunião  que englobou alunos e encarregados de educação para esclarecer todos os interessados”. Refere que “ posteriormente fomos informados do manifestado interesse por parte de  quatro alunos do curso de Informática de Gestão e dois discentes do curso de Multimedia em ingressar no programa e rapidamente agilizamos este processo”.

Questionado sobre os países que irão hospedar os alunos do 11º ano, Rui Sá, assegura que “ neste momento já se encontram quatro dos nossos alunos na Grécia e dentro em breve serão enviados mais dois alunos para a Aústria”.

No ano lectivo 2015 /2016 abriram 20 vagas a nível nacional para o programa Erasmus + sendo que no Alentejo foram preenchidas no total seis vagas que integraram os alunos provenientes da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, em Vila Viçosa.

Populares